Qual a diferença entre protetor e bloqueador solar?

Verão chegou com tudo (calor infernal!) e ainda tem gente que se questiona qual a diferença entre protetor e bloqueador solar. Eu mesma já me vi respondendo essa pergunta umas 50x em farmácias, lojas e tudo mais, pois não é difícil encontrar vendedores falando bobagem para os clientes para que comprem o produto que eles querem vender.

Pois bem, existe diferença sim! E ela basicamente consiste entre o tipo de proteção contra os fatores UVA e UVB e  a insolação.

Protetor solar (ou filtro solar): como o nome já diz, ele serve como uma peneira, deixando parte da radiação passar para a pele. Protetores são os que permitem que nossa pele fique bronzeada, ainda que protegida. Devem preferencialmente ser passados entre 20 e 30 minutos antes da exposição, a fim de que sejam completamente absorvidos e façam total efeito;

Bloqueador solar: Além de proteger, ele cria uma película que impede a passagem da radiação desde o momento em que entra em contato com a pele. Quem quiser se bronzear deve evitar esse tipo de produto.

Uso com hidratante: há quem goste de passar hidratante antes da proteção, mas é importante lembrar que apenas no caso de protetor solar assim está correto. Para bloqueadores o hidratante deve ser usado depois, pois o bloqueador sempre deve estar em contato direto com a pele, ok?

O número do FPS (fator de proteção solar) significa quantas vezes a proteção natural da sua pele está sendo multiplicado com o uso do produto, portanto produtos com FPS até 30 são protetores e acima desse fator são bloqueadores, de maneira bem simplificada. Segue a tabela que a L’Oreal Paris fez de acordo com a resolução da Anvisa:

article-fps-graph

 

No próximo post vou explicar a diferença entre UVA e UVB, aguardem!

logo mag

Se curtiu compartilhe!
Facebook Twitter Email