Benefícios da Chia na alimentação

Quem tem problemas de digestão, como eu, sabe que é uma verdadeira luta adaptar toda a alimentação só por isso. E como vivo atrás de alimentos saudáveis que ajudem nesse quesito cocô, vim falar da chia, que vem me acompanhando há 1 ano quase todos os dias.

A chia é um suplemento alimentar rica em antioxidantes, ótima para aumentar a saciedade e abaixar os níveis de colesterol.

A chia é considerada um superalimento com diversos benefícios para saúde, que incluem a melhora do trânsito intestinal, melhora do colesterol e até diminuição do apetite, pois ela é rica em fibras e vitaminas. Assim os principais benefícios da chia, incluem:

  1. Controla a diabetes: devido ao elevado conteúdo em fibras, a chia é capaz de evitar o aumento rápido da glicemia, controlando a quantidade de açúcar no sangue;
  2. Melhora a saúde intestinal: também devido ao conteúdo de fibras, as sementes de chia aumentam os movimentos intestinais, evitando a prisão de ventre, por exemplo;
  3. Ajuda a emagrecer: as sementes de chia conseguem absorver uma grande quantidade de água e, por isso, formam um gel que ocupa algum espaço no estômago, diminuindo a vontade para comer;
  4. Reduz o risco de doenças cardiovasculares: contém ômega 3 que é capaz de reduzir a inflamação no sistema cardiovascular, evitando o desenvolvimento de doenças como pressão alta, por exemplo;
  5. Evita o envelhecimento precoce: tem antioxidantes que combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento das células.

Fonte: Tua Saúde.com

sementes-de-chia

Sobre a minha saúde a diferença é enorme: meus níveis de colesterol e triglicerídios abaixaram, a saúde intestinal deu uma melhorada, sinto que preciso comer menos para me sentir satisfeita (como no café da manhã com iogurte) e consigo passar mais horas sem precisar beliscar antes do almoço.

Chia contém Vitamina A, Fósforo, Cálcio, Magnésio, Zinco, Potássio, Fibras e Ferro. Tá bom ou tá pouco num bocadinho de sementes? Rs

Fiz exames de sangue com o espaço de 1 ano e é realmente satisfatória a diferença. É adicionar 1 colher de sopa em 1 copo de iogurte, esperar uns minutinhos para a chia inchar, comer e pronto. Ela incha porque absorve água e isso que dá saciedade. Há quem faça isso com água também, mas eu provei e achei horrível! hahaha

A chia praticamente não adiciona sabor aos alimentos e pode ser ingerida até 2 colheres de sopa por dia. Cada colher tem 56kcal e os benefícios superam em muito o efeito calórico. Sabe que hoje em dia eu até sinto falta quando não tem e preciso tomar o iogurte puro?
Você pode jogar sobre o feijão na hora do almoço que nem vai sentir diferença, pôr em saladas, etc. Enfim, vale MUITO a pena adicionar um produto barato e super saudável. Não vai atrapalhar em nada seu ritmo de alimentação, pelo contrário, pode até ajudar a emagrecer!!!!

Vocês compram em mercados e lojas tipo Casas Pedro a granel e custa na faixa de R$10 o quilo. Só pra lembrar que 1 colher de sopa tem 15g, então 1kg é chia pra uma eternidade!!!! Sai muito barato melhorar a aimentação. 🙂

Vocês gostam desses alimentos mais saudáveis, grãos e cereais? Costumam comer algum?

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