10 Chás que emagrecem

Hoje a dica é para os dieteiros como eu: chás que auxiliam no emagrecimento! Porque além de gostosos, chás fazem muito bem.

 

1. Chá verde

Proveniente da Camellia Sinensis, esse chá é famosíssimo entre as pessoas que desejam adotar hábitos mais saudáveis. Por conter cafeína e flavonóides, ele acelera o metabolismo e evita o envelhecimento precoce das células, combatendo os radicais livres. O uso após as refeições traz mais saciedade e ajuda na digestão.

Mas aviso que é um chá bem amargo! Para amenizar o sabor há quem goste de misturar com suco de abacaxi ou gengibre. A indicação é que se tome até 4 xícaras por dia, de maneira que não tenha efeitos colaterais.

 

2. Ban-chá

Tem origem na mesma planta que faz o chá verde. A diferença é que o ban-chá é feito a partir das folhas mais velhas, que sofreram maior oxidação. Isso diminui o amargor, mas mantem as mesmas propriedades.  Sua preparação é igual a do chá verde e a indicação de ingestão também.

 

3. Chá de hibisco

Proveniente da flor da planta Hibiscus Sabdariffa, esse é um chá excelente para os dieteiros de plantão, visto que ele auxilia na redução do inchaço pelas propriedades diuréticas, reduz a absorção e melhora a distribuição da gordura no corpo, regula a pressão arterial (é amigo do coração) e melhora os níveis de colesterol bom (HDL), também reduzindo o colesterol ruim (LDL).

Por fim o chá de hibisco é amigo do nosso cérebro, pois é rico nas vitaminas B1 e B2, que atuam diretamente na oxigenação das células e captação de energia, diretamente ligados ao bom funcionamento dos neurônios.

Seu consumo indicado é de 200ml ao dia e não deve ser fervido. Basta adicionar à agua quente e deixar a infusão por até 3 minutos.

Contra-indicação: Não deve ser consumido por lactantes e grávidas.

 

4. Chá de gengibre

Devido a suas propriedads termogênicas, esse chá acelera o metabolismo, fazendo com o que nosso corpo gaste mais energia mesmo parado. Auxilia na digestão, é antioxidante, auxilia no combate ao envelhecimento precoce das células e afina o sangue. Age também como um antisséptico, ajudando no tratamento de gripes e resfriados.

Não deve ser usado por quem faz uso regular de aspirinas, visto que o uso combinado pode auxiliar na produção de hemorragias.

Para ingestão basta cortar pequenas fatias do gengibre in natura ou uma pitada dele em pó e colocar na água quente, esperar de 2-3 minutos e beber. Ou para 1 litro de chá basta colocar 2 cm do gengibre ou 1 colher de chá dele em pó.

 

5. Chá de beringela

Uma excelente opção para emagrecer e reduzir o colesterol. Contém muitas fibras que auxiliam na regulação do intestino, seus anti-inflamatórios combatem a celulite e ajudam na hidratação da pele, reduz o ácido úrico, e o colesterol ruim.

Para prepará-lo basta cortar uma beringela em pedaços, ferver por 15min em 300ml de água e ir tomando aos poucos durante o dia. Pode aumentar a quantidade de água, depois de pronto, para facilitar a ingestão (tem o gosto forte).

 

6. Chá de casca de maçã

Contém fibras, com efeito laxativo, auxiliando o trato intestinal. Além disso contém ácido ursólico, que previne a perda de massa muscular e facilita a queima de gordura, diminuindo também o colesterol. Esse chá também previne diversos tipos de câncer e retarda o envelhecimento celular.

Como podem ver é um chá bastante completo e muito acessível. Para prepará-lo basta fazer a infusão da casca de uma maçã em 450ml de água e esperar 3 minutos. Pode-se adicionar 1 canela em pau, que seus efeitos serão ampliados.

 

7. Chá de canela

A canela ajuda a regular a produção de insulina no sangue e reduz a absorção e distribuição de gordura pelo corpo. Além disso sua ação termogênica auxilia na queima de gordura, auxiliando o metabolismo. Por conter altas quantidades de cálcio é bom para músculos e ossos. É um excelente bactericida, ajudando no tratamento de infecções, gripes e resfriados. Resumindo: chá de canela é o máximo. Tá vendo como é bom juntar ao chá de casca de maçã?

 

8. Chá de hortelã

Originado da planta Mentha Piperita L., o chá de hortelã auxilia no funcionamento de todo trato intestinal, na digestão e absorção de gordura pelo corpo. Para quem faz exercícios ele é ainda melhor, pois reduz as dores musculares, a vitamina B é amiga dos neurônios e auxilia no tratamento de gripes, resfriados e dores de garganta. Ah, e melhora o hálito! Combinado com o chá de gengibre é incrível.

 

9. Chá de oliveira

Um chá maravilhoso para melhorar a saúde da pele, dos cabelos e unhas, ele também tem grande potencial emagrecedor, pois atua diretamente sobre a gordura abdominal. O consumo de até 4 xícaras desse chá por dia pode reduzir a porcentagem de gordura nessa região e as medidas rapidamente. Contém 4x mais minerais do que o chá verde e agentes que aceleram o metabolismo, portanto invista nele, caso queira emagrecer!

Para prepará-lo basta colocar algumas folhas em 1 litro de água bem quente e abafar por 1 minuto. Fácil, né? É facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e até mercados.

Mas não deve ser usado por grávidas e lactantes, ok?

 

10. Chá de capim-limão

Também conhecido por erva-príncipe, seu nome científico é Cymbopogon Citratus. O chá de capim-limão é maravilhoso: auxilia na regulação do intestino, na digestão, inchaço, oleosidade da pele, metabolismo, problemas respiratórios, é diurético, desinfetante e antidepressivo. Tanta coisa, né?

Só que não pode ser usado durante a gravidez (é abortivo) e em casos de dores abdominis e gastrite, portanto parcimônia!

keep-calm-and-foco-na-dieta

A lista poderia ser muito maior, mas por enquanto ficamos com esses 10 chás incríveis. Para quem deseja fazer um programa de dieta incluindo chás, é interessante variar periodicamente (1 mês por exemplo) entre cada tipo de chá. Isso não deixará com que você enjoe do sabor e fará com que aproveite a funcionalidade de cada um deles durante o período da sua dieta. E não custa lembrar: chá não faz milagre, é preciso aliar a reeducação alimentar e exercícios físicos para que tudo corra como esperado.

Agora sucesso a todos! E qualquer dúvia é só perguntar.

Gostaram de algum deles? Já tomam chás para emagrecer?

logo mag

Se curtiu compartilhe!
Facebook Twitter Email